segunda-feira, 30 de maio de 2011

A maldade nas novelas da Globo


Atualmente tenho pensado duas vezes se vou assistir as novelas da Globo. Pois de uns tempos para cá tenho ficado estarrecida com o elas têm mostrado. Não sei qual é o prazer destes autores de quererem mostrar personagens maus, sem caráter, perniciosos, sarcásticos, o que me faz lamentar muito. Temos obras maravilhosas que poderiam ser reeditadas e servir de inspiração para esses péssimos autores, já que suas histórias vulgares não têm conteúdo. Agora nestas novelas, o herói é o vilão. Ser bonzinho não leva a nada. Como se fosse o certo. Em Insensato Coração, que deveria ser chamada de Insensível Coração, pensávamos que Norma fosse a boazinha da história, e que no final da novela acabaria fazendo justiça e colocando Léo na cadeia. Mas em vez de sua vingança ser dentro da lei, virou uma vilã e está agindo como uma criminosa. Acho que logo vai matar Teodoro para roubá-lo. Horácio, corrupto, outro mau caráter. Temos Léo, um dissimulado, que sem escrúpulos, mata, rouba, mente, para conseguir o que quer, com palavreado vulgar chama de vadia as mulheres, inclusive sua cunhadinha Marina. Deve ser filho do irmão de Raul, personagem de Wilker, que também não presta. Vanda, mãe de Léo é ladra. Ela deveria ficar por NY e não aparecer mais na novela. Aposto que vai conquistar e roubar o marido da prima lá. Sem sentido nenhum seu personagem. Natália do Valle já fez bons papéis, mas neste, está péssima.

A tia dela é mau caráter. Irene é outra, mentirosa, dopou Pedro, se aproveitou dele, e o pateta, (aliás, ô ator sem expressão!) nem sacou o que ela fez. O tal do Vinícius, um tremendo cafajeste, sem moral nenhuma. Tentou matar o tio rico, colocou câmera no quarto de Rafael para assistir cenas de sexo dele. Tem amoralidade e baixaria maior?

Bibi é uma tarada sexual, como também os rapazes que trabalham com Marina. Tratam as mulheres como descartáveis.

Milton é um aproveitador, oportunista. Até a secretária de Marina dá o ar de suas maldades de vez em quando. Eunice, outro mau caráter.

Agora me pergunto. Afinal aonde a Globo quer chegar?

O que vai ser de nossos filhos? E a educação, os valores que passamos para eles, desde que nasceram? A globo está destruindo tudo que tentamos fazer para que nossos filhos tenham exemplos de comportamento corretos, com estes péssimos exemplos diariamente.

Assistindo cenas em que os atores naturalmente agem como assassinos, ladrões, mentirosos, com um requinte de maldade que choca, o que me preocupa é a forte influência que estas cenas venham causar na vida destas crianças e jovens inocentes, Daí para frente, para eles, o que é o certo e o errado? Pois o errado faz parte do cotidiano das novelas e programas.

Não adianta pensarem que é só não deixar as crianças assistirem. As emissoras de TV têm que adequar o horário dos programas à idade das pessoas, onde está a censura? As novelas estão inadequadas para os limites de idade que estipulam. Para que mostrar tantas cenas de sexo e violência? Mães que trabalham fora, e deixam seus filhos sozinhos, crianças que são cuidadas por outras crianças, quem vai policiá-las na hora das cenas de sexo quase explícito destas novelas?

E quem vai tirar da cabecinhas deles, a maldade, o mau exemplo que viram nos personagens? Estas cenas ficarão marcadas para sempre em sua memória. Espero que um dia estas crianças tenham pais que lhes apóiem e tenham discernimento de saber o que é o certo, pois senão em suas vidas poderão copiar a atitude errada dos personagens de novelas.

A Globo está construindo mentes de futuros Léos, Vinícius, Horácios, através de suas imagens negativas e definitivamente não está cumprindo seu papel de informar e educar. Pois a TV deve ser usada como recurso educacional, acrescentando valores valiosos que ajudem nossas crianças e jovens a serem pessoas dignas, honestas e verdadeiras. Por seus programas, Nota Zero para a Globo.

2 comentários:

  1. Cara Elizabeth, por estas razões eu consegui tirar o costume da minha casa, de assistir novelas.
    Nem eu nem os filhos assistem, coloquei TV a cabo e hoje escolhemos a programação a vontade.

    E uma opção importante é ter a TV em local onde todos possam ver, assim limita a possibilidade de verem bobagens na mesma. Um controle pra quem tem filhos pequenos.

    Gostei do seu blog, continue nos premiando com assuntos importantes para família e filhos.
    Um abraço
    E ZERO pra Globo!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez obrigada Liana, vamos tentar melhorar o futuro de nossos filhos. Abs

    ResponderExcluir