terça-feira, 2 de junho de 2009

A árvore que sonhava-Elizabeth Abreu


À Clarice, Sofia e Giovanna.
Resolvi escrever uma histórinha para minhas sobrinhas e acabou nesta linda história que me emociona ao ler. Espero que gostem também.
***************************************
A árvore que sonhava
Era uma vez, uma árvore que ficava no meio de uma praça em uma cidade muito bonita.
Era um ipê roxo. E na frente desta praça, morava uma menina de seis anos, chamada Lua.
A menina cuidou desta árvore desde pequena, pois mudou para esta casa, quando tinha apenas um ano. A árvore nesta época tinha acabado de ser plantada. Lua e seus pais participaram do crescimento da árvore, molhando-a, cuidando dela sempre com muito carinho. A mãe de Lua era naturalista e protegia a natureza. E seu pai sempre ensinou Lua a respeitar as árvores, os animais, e as pessoas também.
Lua sempre que acordava, corria para a janela para apreciar a árvore. Sempre ficava de olho nos galhos da árvore, para ver como ela estava, se estava florindo, cada mudança na árvore era observada com muita atenção pela menina.
A menina gostava tanto da árvore, que colocou um nome nela. Chamou-a de Natureza.
Lua acordava de manhã e dizia para a mãe:
- Vou ver como a Natureza está. Então, saia correndo para a praça, para ver sua amiguinha-árvore.
A menina prestava atenção em tudo na sua amiga-árvore. Se haviam flores novas, se haviam folhas secando, algum machucado novo no tronco dela, e sempre foi muito cuidadosa com a árvore, que estava sempre, com seu tronco machucado, pois, a maioria das pessoas na cidade não respeitavam as plantas. Tinham cortes em seu tronco, galhos quebrados, pessoas escreviam seus nomes no tronco da Natureza e não se importavam com ela. Lua era uma da poucas pessoas que gostavam de natureza. Por isso Lua gostava tanto da árvore, e tentava protegê-la sempre das pessoas más.
Lua tinha mania de conversar com seus brinquedos, e falava também com Natureza. Contava tudo para ela. O que aconteceu no colégio, o que aconteceu quando foi dormir, se sonhou, contava seus sonhos e Natureza ouvia a menina com muita atenção.
Natureza não sonhava dormindo. Sonhava acordada. Sempre falava com Lua, que sonhava em ser uma borboleta, e sair voando, pelo céu, ou em ser um peixe para sair nadando pelo mar, ou uma menina como Lua para poder ter pais tão bons como ela. E a árvore nunca ficava triste quando falava de seus sonhos. Mas, um dia Lua estava contando para a árvore, que sonhou que estava voando num campo lindo cheio de flores. E voava e voava e voando pegava flores com a mão e continuava voando e cheirava as flores lindas. Natureza gostou muito deste sonho, e pediu para que a menina repetisse várias vezes à história, para sentir toda a emoção de voar num campo florido. Natureza então, disse que sonhava um dia viver num campo destes floridos, em paz sem barulho de carros, nem buzinas, nem poluição. Que estava se sentido só, pois não havia mais árvores ali. E a menina disse que era impossível ela sair dali, pois era muito grande e tinha longas raízes. Que se a tirassem de lá, ela morreria. Natureza ficou muito triste, pois queria ser livre para respirar ar puro, e saudável. A menina ficou arrependida de ter contado aquele sonho, pois deixou sua amiga árvore muito deprimida. Passaram-se dias e a árvore ficou muito triste, nem queria mais conversar com Lua, e a menina não sabia o que fazer para animar a árvore.
A menina fazia de tudo, convidava todas as crianças da vizinhança para conversar com a Natureza, levaram-lhe presentes fizeram festas na praça, mas nada, a árvore estava muito desanimada. Lua perguntou à sua mãe qual era a diferença entre uma praça e um campo. A mãe explicou que no campo havia muitas árvores grandes, grama e muita vegetação e o ar era mais puro que o da praça.
Então Lua teve uma idéia. Que tal fazer um parque na praça, assim, Natureza teria mais árvores perto dela e o ar melhoraria na praça, e talvez ela ficasse feliz.
Lua contou sua idéia à Natureza, mas esta não ficou muito animada, não acreditava que pudessem fazer este sonho se realizar.
A mãe de Lua, com os vizinhos foram falar com o prefeito da cidade e pediram um parque no lugar da praça. E o prefeito deixou que fizessem. Cada vizinho plantou uma árvore em volta da Natureza e na praça toda, para que ela ficasse sempre acompanhada de suas amiguinhas-árvores.
Lua pegou um galhinho da Natureza, e explicou para ela que ia fazer nascer um brotinho de seu galho e que seria um filhinho para ela cuidar. Natureza começou a ficar empolgada, pois ia ser mamãe e cuidar de seu filhinho. Lua pediu ajuda ao seu pai e tratou de plantar o galhinho para que logo nascesse. Pegou um saco plástico, encheu de terra, colocou ali o galhinho e molhou um pouco. Deixou no seu jardim por uns dias até que apareceu no saquinho, um brotinho da muda bem verdinho, que era o sinal de que deu certo. Correu para mostrar para Natureza seu filhinho. Cavou um buraco em frente a ela e colocou ali o broto da árvore. Cobriu com terra em volta e deixou bem firme. Molhou a mudinha e colocou uma cerquinha em volta feita de bambus, e pediu para que Natureza cuidasse para que ninguém pisasse nele.
Natureza ficou muito feliz com a surpresa, passava o dia inteiro de olho na plantinha e mostrava orgulhosa a todos os pássaros que pousavam na sua árvore, seu filhinho.
Lua ficou muito feliz também, pois agora tinha muito trabalho. Teria que cuidar de muitas árvores, regar todos os dias, adubar e plantar flores também, para deixar o parque bem bonito.
Os pássaros de outras cidades correram para lá e ficaram morando no parque, pois lá era muito bonito e tinham árvores frutíferas de onde tirariam seus alimentos.
Natureza ficou tão feliz, que falava alto e não parava de falar.
Todos iam lá na praça saber o que ela falava tanto. E era sobre seu filhinho que nasceu. E todos ficaram muito felizes quando o conheceram. E as pessoas teriam um parque para fazer caminhadas, piqueniques e passear e um ar mais puro e saudável na cidade.
E Natureza, estava agora, protegida dentro do parque, com seu filhinho que ia crescer e ser seu companheiro para sempre. E foram felizes para sempre.

2 comentários:

  1. oi boa noite,muito linda sua historinha...é algo que poucos fazem hoje em dia...cuidar da natureza..

    ResponderExcluir
  2. Bonita sua estorinha, romântica...
    Sonhar é possível.
    Bj Elianne

    ResponderExcluir